Skip to content

Você sabe o que é “DOF – Deep of Field”?

Julho 5, 2010

O post de hoje teve a colaboração de Elmo Alves e traz um assunto bem interessante, porém às vezes desconhecido por muitos. O texto foi publicado primeiro no grupo Foto Clube BH (apenas para membros, quer ser tornar um? É fácil basta se inscrever) no Flickr e agora publicado aqui no blog na íntegra.

Elmo é fotógrafo, professor de fotografia, presidente e um dos fundadores do Foto Clube, é apaixonado por câmeras antigas e filme e tem um trabalho fascinante.

Abaixo segue o texto original:

“Em resposta a uma pergunta do Vellozo sobre DOF (Deep of Field) ou como eu prefiro chamar, Profundidade de Campo, resolvi por estar aqui de férias, escrever um pouquinho.

Primeiro alguns conceitos fotográficos que o povo tende a se confundir:

Nitidez é foco. Focalizar significa ajustar a distância entre a objetiva e o filme. Em câmeras de pequeno formato e digitais comuns (DSLR) isso se faz girando um anel da objetiva. Em grande formato ajustando a separação entre a objetiva e o despolido, ou seja, trabalhando no comprimento do fole.

O foco só acontecerá (em câmeras de plano focal fixo, isso se excetua as câmeras de Grande Formato) em um plano apenas. Dessa forma, somente os pontos desse único plano paralelo ao filme ou sensor de sua câmera ficarão nítidos. Uma área atrás desse plano e outra à frente terão uma nitidez aceitável. Assim essa região de foco adequado é chamada de Profundidade de Campo.

Os pontos que o olho humano consegue diferenciar dos pontos focados deixam de serem pontos e passam a ser chamados de Círculos de Confusão.

Dessa forma percebe-se que mesmo que você consiga uma Profundidade de Campo bem extensa, somente em uma posição entre o fotógrafo e o infinito, existe a focalização total, as demais posições apenas parecerão estar focadas até os Círculos de Confusão ficarem evidentes para seu “limitado” olho humano.

Abaixo exemplo de uma pequena Profundidade de Campo e outra maior.

Mas como controlar essa extensão da Profundidade de Campo? Os fatores são:

1 – Distância Focal da objetiva;
2 – Distância do objeto à objetiva;
3 – Dimetro do Círculos de Confusão;
4 – Abertura do diafragma de sua câmera,

Evidentemente, esse quarto item é que seria mais popular no controle da Profundidade de Campo. Conforme a figura abaixo demonstra:

Em minha cabeça existem duas formas de explicar isso. Uma demonstrativa e outra matemática. Como o pessoal não gosta da forma matemática, mas seria a menos popular e conseqüentemente mais difícil de ser encontrada… convém ser ela mesmo.

Antes, porém, vem a necessidade de explicar um outro conceito: a Distância Hiperfocal.

Quando você focaliza a objetiva de sua câmera no infinito, a distância entre sua objetiva e o limite da profundidade de campo é chamada de Distância Hiperfocal. Isso para uma determinada abertura do diafragma. A focalização realizada dentro da Distância Hiperfocal permite, em qualquer abertura utilizada, o máximo alcance da Profundidade de Campo.

Sabendo disso vamos às formulas:

Seja “Pa” (Plano anterior) o limite da Profundidade de Campo entre a câmera e o objeto focalizado e “Pp” (Plano posterior) o limite da Profundidade de Campo após o objeto; “H” a Distância Hiperfocal e “d” a distância entre o objeto e o ponto nodal da objetiva, temos:

Pa = (H xd)/(H+d)

Pp = (Hxd)/(H-d)

A Distância Hiperfocal pode ser obtida por:

H = [F^2/(fxc)] +F

Onde “F” é a distância focal da objetiva , “f” é a abertura do diafragma (f-stop) e “c” é o Círculo de Confusão

Daí tira-se que a distância entre “Pa” e “Pp” que é exatamente a Profundidade de Campo (DOF), é dada por:

DOF = (2Hd^2)/(H^2 – d^2)

Observe que se “d” for igual à “H”, ou seja, se a distância do objeto estiver na Distância Hiperfocal, o valor de Pp será igual à H/2. Daí temos que a Profundidade de Campo variará de H/2 até o infinito.

Temos então que:

1 – A Profundidade de Campo depende da abertura diretamente;
2 – A Profundidade de Campo depende do quadrado da distância de focalização. Dessa forma, ao se fotografar um produto (macro) às vezes é melhor afastar a câmera do objeto do que reduzir a abertura do diafragma.
3 – A Profundidade de Campo depende do inverso do quadrado da Distância Focal da objetiva.

Cai, neste item, numa discussão que há tempos tive com o Wolf: a profundidade de campo é maior ou menor numa Teleobjetiva que numa Grande angular, numa mesma abertura?

Isso é respondido neste item, pois a Profundidade de Campo reduz-se ao quadrado quando a distância focal aumenta. O que pode ser verificado facilmente usando uma zoom 75-300 mm, por exemplo.

Temos ainda que:

4 – A Profundidade de Campo dobra se a abertura dobrar.
5 – Se a Distância Focal da objetiva reduzir à metade, a Profundidade de Campo quadruplicará.

E, finalmente, uma observação importantíssima:

6 – A Profundidade de Campo obtida em uma câmera analógica de 35 mm é diferente da Profundidade de Campo de uma Digital. Isso se dá pelo fator de corte do sensor das digitais. Logicamente isso também ocorre entre as câmeras de pequeno, médio e grande formato.

Muitos que experimentaram o uso de câmeras analógicas no curso dado por mim e pelo Wolf aqui no FotoClube, tiveram a desagradável surpresa de verem suas fotos reveladas desfocadas. Claro que o foco manual provoca isso, mas podem se tranqüilizar, pois é mais difícil obter imagens desfocadas nas digitais que nas analógicas. Explico.

A Profundidade de Campo obtida em uma câmera de 35 mm, em uma abertura f/5,6 pode se comparar a uma mesma profundidade obtida numa Canon Digital usando f/3,5.

Assim, reforça o que digo sempre. Quem fotografa com analógica tem imensa facilidade em obter melhores resultados numa digital, pois o esforço é maior. E como elas são baratinhas, custa nada ter uma pra praticar…

Ahhh, existe na maioria das câmeras SLRs e DSLRs um verificador de Profundidade de Campo e que muita gente ignora. Encontre esse botão aí e use.”

Na quarta-feira tem mais e volto a dar uma dica cultural. Até lá.

From → Teoria

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: