Skip to content

Você já pensou em ficar sem enxergar por um dia inteiro?

Fevereiro 21, 2010

Pois bem, a aula prática que tivemos ontem no parque municipal tinha como tema isso. Fotografar sendo guiado por alguém, igual naquela brincadeira de cabra cega. A turma foi divida em duplas, hora um era o fotógrafo e o outro o guia depois os papéis eram invertidos (o exercício foi inspirado em um documentário chamado Janela da Alma, onde várias pessoas falam e descrevem sobre o sentido da visão). A sensação de estar com os olhos fechados andando por um lugar que você não está familiarizado foi um misto gigantesco de medo, entrega, confiança, curiosidade.
Medo porque você nunca sabe o que vai encontrar pela frente, por outro lado entrega e confiança porque tem alguém do seu lado, guiando, passando orientações sobre obstáculos, sobre o ambiente e as pessoas e por fim curiosidade porque com os olhos fechados os outros sentidos ficam mais aguçados.
Todos que passavam pela turma ficavam curiosos e espantados e alguns chegaram a perguntar se realmente tínhamos alguma deficiência visual.
Outro exercício aplicado também foi fazer fotos com a velocidade de 2 segundos sem auxilio de tripé ou qualquer tipo de apoio o resultado também foi surpreendente.
Por fim fizemos uma análise, onde cada um escolheu a melhor e a pior foto do dia explicando os motivos que o levaram a tal escolha. As minhas escolhas seguem logo abaixo.

Exercício de desfoque - Flores
Exercício de desfoque

Exercício Cabra cega - Douglas
Exercício de Cabra cega com uma exposição horrível

Exercício Cabra cega - Lago
Exercício de Cabra cega – minha escolha como a pior foto porque não consegui fazer a foto que a Tide (formava dupla comigo) descreveu e a exposição também ficou péssima

Exercício Cabra cega - Detalhe
Exercício de Cabra cega – minha escolha como a melhor foto por causa da composição e das cores, no entanto novamente não era essa a foto que fiz na minha cabeça com a descrição da Tide

Exercício Cabra cega - Céu
Exercício de Cabra cega

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: