Skip to content

“Cuide Você” – Sophie Calle

Fevereiro 14, 2010

Primeira Bailarina da Ópera de Paris - Marie Agnés Gillot (foto da exposição que deu título ao post)

Bom enquanto as fotos da viagem ao Rio de Janeiro não ficam prontas (não foram feitas com filme, porém precisam de alguns “retoques” e não consegui terminar ainda) resolvi falar um pouco do que visitei lá.

Foram três dias na cidade, num período considerado pelos meteorologistas como o mais quentes dos últimos anos, onde os termômetros chegavam a marcar 42º com sensação térmica de quase 50º. O passei começou por Ipanema e Copacabana, na sexta de manhã, a tarde eu conheci um dos pontos turísticos mais visitados e o que é considerado uma das sete maravilhas do mundo o Cristo Redentor no Corcovado, depois passei pelo centro Histórico, confeitaria Colombo, CCBB, Centro Cultura dos Correios, Casa França, Teatro Municipal e para fechar o dia retorno pra casa de metro.

Segundo dia resolvi conhecer outro ponto muito visitado no Rio, o Pão de Açucar e achei maravilhoso, foi um passeio que ocupou a manhã toda. A tarde fui no Instituto Moreira Sales que fica abrigado em um casarão maravilhoso na Gávea  e depois Jardim Botânico onde fiquei o resto da tarde tentando fugir do calor (quase insuportável, tolerável apenas porque estava no Rio, essa cidade maravilhosa).

No último dia voltei a praia pela manhã e a tarde me dediquei a ver duas exposições no MAM – Museu de Arte Moderna do Rio. Passei pela exposição do Carlos Vergara, um artista plástico com trabalhos bem interessantes, porém meu intuito maior no MAM era ver a exposição de Sophia Calle que dentre outras coisas é também fotógrafa (biografia dela aqui). “Cuide de você” é uma exposição que trás 107 fotos de mulheres de diversas áreas, com diversas profissões e apenas um assunto “A leitura de uma carta”. Sophia Calle recebe uma carta de rompimento e sem saber como responder convida essas 107 mulheres a fazerem uma interpretação do ponto de vista profissional e dar uma resposta a essa carta. O resultado são 107 fotos maravilhosas onde todas as mulheres dentro do seu contexto estão fazendo a leitura da carta, gastei quase duas horas para percorrer toda a exposição, mas valeu a pena, vi coisas que me encheram os olhos.

Bom fico por aqui, e vou aproveitar esses dois dias que não vou ao trabalho (não vou trabalhar na empresa, mas tem muito trabalho pra ser feito em casa) pra terminar a edição das fotos e espero que na quarta-feira tenha um post novinho com as fotos saídas do forno.

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: